Operação ‘Rota Segura’ é lançada para reforçar fiscalização e reduzir acidentes no Piauí
- Detalhes
- Categoria: Polícia
- Publicado: Sexta, 06 Dezembro 2024 07:13
- Escrito por Comunicação
- Acessos: 228
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, em parceria com o Comando de Trânsito da Polícia Militar (PMPI), lançou nessa quarta-feira (04/12) a Operação “Rota Segura”, com o objetivo de intensificar a fiscalização e reduzir os índices de acidentes no estado. A cerimônia de lançamento ocorreu no estacionamento da Ponte Estaiada, na Avenida Raul Lopes, em Teresina, marcando o início de uma ação que será permanente, com reforço durante o mês de dezembro.
A operação focará no combate a infrações consideradas graves, como a condução de veículos por pessoas sem habilitação, embriaguez ao volante e o não uso de capacetes e cintos de segurança. Manobras perigosas, como a prática conhecida como “grau”, também serão alvo da fiscalização. Segundo o diretor de Operações de Trânsito, Fernando Aragão, dados recentes apontam para um aumento preocupante no número de acidentes, com destaque para a influência do consumo de álcool e a ausência de habilitação.
O comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, reforçou que o aumento da movimentação nas ruas durante as festividades de fim de ano justifica a intensificação das ações. “É fundamental que as pessoas colaborem, dirigindo habilitadas, não utilizando o veículo sob efeito de álcool e seguindo as medidas de segurança que salvam vidas. Estamos todos de mãos dadas para construir um estado mais seguro, com paz e tranquilidade para viver“, afirmou o comandante.
Para o superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, a ação tem como objetivo salvar vidas. “Vamos realizar tanto o trabalho repressivo quanto educativo, buscando conscientizar a população sobre a importância de não ingerir bebida alcoólica antes de dirigir ou pilotar, de sempre portar a carteira nacional de habilitação, usar capacete e de não entregar veículos para pessoas não habilitadas“, afirmou.
A estrutura da operação inclui uma base móvel, viaturas da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Criminal. Equipamentos como etilômetros e decibelímetros serão utilizados para detectar motoristas embriagados e controlar o nível de som emitido pelos veículos. A definição dos locais das blitzen será baseada em análises de dados sobre acidentes e infrações, priorizando áreas críticas.
Com uma estratégia abrangente e integrada, a Operação Rota Segura visa não apenas reduzir os números de acidentes, mas também conscientizar os condutores sobre a importância de um trânsito mais seguro para todos.
Fonte:RevistaAZ