Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registraram 1.345.817 pedidos de reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas, segundo balanço divulgado pela instituição nesta sexta-feira (16), com dados apurados até as 17h. Até quinta-feira (15), 1.051.238 segurados feitos feitos o pedido de reembolso .
Foto: Joédson Alves/Cidadeverde.com
Nos números totais, 1.370.635 seguros consultaram a plataforma Meu INSS ou o canal 135 de atendimento telefônico para obter informações sobre descontos de entidades associativas, sendo que 24.818 informaram que o desconto foi autorizado.
Segundo o INSS, foram feitos 34.960.465 de acessos à plataforma Meu INSS. Desse total, 5.997.999 de seguros buscaram informações sobre consulta de descontos no Meu INSS, e 2.836.350 buscaram a plataforma para informar que não tiveram descontos.
Esta sexta-feira foi o terceiro dia de funcionamento do serviço que permite ao beneficiário consultar quanto teve de descontos ao longo dos últimos anos e informar se foram autorizados ou não, abrindo, assim, um processo administrativo para receber o dinheiro de volta.
São 41 entidades associativas contestadas em todos esses lançamentos, abrangendo todos os que têm ou tinham algum credenciamento com o órgão para fazer o desconto.
Cerca de 9 milhões de segurados foram notificados desde terça-feira (13) sobre descontos por entidades e associações. Agora, é possível saber o nome da entidade para qual o aposentado ou pensionista que recebeu desconto, por meio do serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas, disponível no aplicativo.
Investigação
Os descontos dos aposentados e pensionistas são alvo de investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que apuram a atuação de organizações criminosas para fraudar os benefícios previdenciários, associando-se de forma não autorizada aos segurados do INSS.
Ao todo, desde quinta-feira (15), mais de 4,3 milhões de usuários consultaram a plataforma Meu INSS para verificar quanto tiveram de desconto. O prazo para solicitar um eventual reembolso é indeterminado.
As associações que tenham seus descontos contestados por um seguro deverão apresentar uma documentação individualizada, no prazo de 15 dias úteis, para comprovar a adesão voluntária de beneficiários aos descontos ou efetuar o recolhimento de dinheiro devido.
Em caso de pagamento, o valor será repassado ao Tesouro Nacional para posterior devolução na conta do segurado. Essas organizações poderão utilizar uma plataforma própria disponibilizada pela Dataprev.
Desde a semana passada, quem não teve descontos associativos recebeu a mensagem "Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício".
Alerta de golpes
Em seu site, o INSS alerta que não tem feito ligações telefônicas nem enviadas mensagens SMS, por e-mail, WhatsApp ou outro canal diferente dos oficiais para informar sobre os descontos de entidades associativas.
"É preciso redobrar o cuidado com golpes! O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. Evite clicar em links suspeitos e não fornecer dados pessoais se receber alguma ligação", alerta a autarquia.
As informações de interesse dos cidadãos serão divulgadas pelos meios oficiais do instituto:
- site do INSS
- redes sociais oficiais do INSS com o símbolo de conta verificada
Em caso de dúvidas, o cidadão deverá ligar para a central de teleatendimento 135.
Fonte: Por Agência Brasil